O que a Bíblia diz sobre as roupas que o crente pode usar?

15/11/2019

em nenhum momento a Bíblia nos apresenta um "manual de moda" com as roupas que podem e não podem ser usadas pelo crente. A Bíblia não tem esse foco de delimitar qual peça de roupa é correta e qual é errada. Mas a Bíblia pode nos ajudar a analisar que tipo de roupas são mais adequadas a usarmos.



O que as Bíblia diz sobre as roupas que o crente pode usar?

  A única menção mais objetiva na Bíblia a respeito da forma de se vestir do crente está em 1 Timóteo 2:9 e é direcionada a mulheres: "Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso...". Observe, porém, que nesse versículo não temos qualquer indicação de peças de roupas que podem e peças que não podem ser usadas pelo crente. O foco é que, nesse caso, as mulheres (e homens) usem roupas decentes. Mas o que é uma roupa decente?

VEJA TAMBÉM

Facebook

Nesse texto, a palavra "decente" em grego é "kosmios" e significa algo que é bem organizado, conveniente, modesto. Isso aponta para roupas que sejam adequadas à fé que a pessoa professa no Senhor Jesus. Roupas que colaborem para uma imagem positiva da pessoa. Apesar desse texto bíblico ser direcionado a mulheres, não temos como deixar de mencionar que esse é um padrão que se enquadra também a homens. Não é possível que mulheres sejam decentes em seu vestir e homens possam usar de indecência. Mas ainda fica a dúvida: quais roupas se enquadram nesse "traje decente"? A Bíblia não explica, mas podemos levantar algumas formas de avaliação de nosso vestuário:

Como o crente deve se vestir? Perguntas a serem feitas:

   Em que lugar a roupa será usada? Sabemos que existem roupas mais formais e outras mais informais. Por exemplo, se você for convocado a ir prestar algum depoimento a um juiz, ele não aceitará que você vá de shorts curtos, chinelo e sem camisa. O lugar e a ocasião pedem roupas mais formais. Da mesma forma, devemos ser sábios quanto a roupa ideal para cada ocasião e lugar (ir ao trabalho, à igreja, à academia, etc). Aqui em minha cidade, por exemplo, visitas a UTI's de hospitais não podem ser feitas por pessoas de chinelo e short. Ao mesmo tempo, quando estamos em uma praia, por exemplo, já não fica muito adequado estarmos de calça jeans para tomar banho de mar. O ambiente exige uma roupa mais correta ao objetivo de se banhar e fazer esportes. Por isso, sempre se pergunte se sua roupa está adequada ao local em que você irá. Isso se chama bom senso.

   O que a sua roupa diz? As roupas que usamos podem comunicar coisas sobre nós (verdadeiras ou não). Sabemos que isso é algo relativo, mas pode ser uma forma interessante de decidirmos se uma roupa é correta ou não para um cristão. Para mulheres, por exemplo, o que uma blusa com um "super decote" ou uma micro saia comunicará sobre você? Certamente que está se expondo, que está desejando mostrar certas partes de seu corpo. Isso é positivo a uma serva de Deus? Certamente que não! Então não use. Para homens, o que uma calça extremamente colada e apertada comunica sobre você? Certamente que está querendo chamar a atenção para suas partes que não deveriam estar tão em evidência. Isso é bom para um servo de Deus? Certamente que não! Então não use! O cristão deve ter essa capacidade e liberdade de fazer essas escolhas.

   A sua roupa honra o nome de Deus que você carrega por seu cristão? A Bíblia ensina: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31). Glorificar a Deus com nosso vestir é algo que precisa estar em nosso foco. Deveríamos chamar a atenção de outras pessoas não pela pouca roupa ou roupas provocantes sexualmente que usamos. Quando uma roupa usada de forma incorreta chama a atenção equivocadamente, acabamos por não conseguir honrar o nome do Senhor corretamente com todo nosso ser. É por isso que Paulo orienta o "traje decente". Assim, cabe a cada um de nós fazer as melhores escolhas quanto as nossas vestes, buscando sempre avaliar se aquela roupa vai honrar o nome de Deus quando a usarmos.

  Com relação àqueles que gostam de proibir certos tipos de roupas, penso que agem equivocadamente. A Bíblia não aponta peças corretas e incorretas, mas sabemos que existem peças corretas e incorretas que exigem de cada crente um bom critério de seleção para que possam se vestir dentro daquilo que agrada a Deus. Assim, quando for comprar uma roupa ou se vestir para alguma ocasião, faça a você mesmo estas três perguntas: Em que lugar essa roupa será usada? O que essa roupa diz, o que vai comunicar se eu usá-la? Essa roupa honrará o nome de Deus que eu carrego por seu cristão? E para finalizar, quero deixar uma frase que não sei a autoria, mas que é muito conveniente para esse assunto: A roupa pode não definir o caráter de um crente, mas o caráter de um crente define a roupa que ele usa!( André Sanchez, do conheça sua bíblia de capa a capa, conheça o curso completo )

CONHEÇA SUA BÍBLIA

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora